Jan 25, 2011

Institut de Science et Technique de l’Ingénieur de Lyon–ISTIL

A escola tem dois nomes: ISTIL e Ecole Polytechnique Universitaire de Lyon – IMG_9765EPUL. Nunca sei qual é o certo ou qual a diferença, mas normalmente os alunos dizem ISTIL.  O ISTIL esta inserido dentro do complexo da Université Lyon 1.

IMG_9748A escola é publica, apesar disso os franceses pagam todo inicio de ano pela inscrição da faculdade algo em torno de 700€, isso pelo menos na Engenharia Biomédica. Para mais informações entre no site.

Aqui esta um video da entrada do ISTIL:

MONT

A recepção da faculdade foi feita por monsieur Didier, um belga extramamente acolhedor, engraçado e paciente, muito paciente com extrangeiros ignorantes como nos. Foi ele quem nos ajudou a conseguir a moradia na Puvis de Chavannes. Na primeira semana tivemos um momento so com o coordenador do curso, um sujeito simpatico. Foi ai que decidi fazer as seguinte disciplinas: Qualité, Résonance Magnétique, Dispositifs Médicaux, Plateaux Techniques D’Imagerie e também Métier de L’Ingénieur Biomédical 2. Além disso, fiz ingles voltado para Management, françês intermediario B2, musculação e dança de salão. Tentei aproveitar ao maximo a estrutura que esta aqui a nossa disposição.

Aqui a coisa funciona bem diferente que no Brasil. As materias nao começam no inicio do semestre e não terminam quando devem terminar, que é no final do semestre. Cada materia tem um inicio e um fim diferente da outra. Toda semana os locais de aula mudam e IMG_0639voce deve olhar todos os dias no portal web onde sera a aula. Isso quando a internet da residencia funciona. Se voce acha que na França professor nao falta, ta mais que enganado. Teve uma materia que um professor matou duas semanas seguidas. Se voce acha que os alunos franceses sao calados e prestam atencao na aula, enganado. Numa aula de Dispositivos Medicos, uma palestrante da Baxter esteve falando sobre Marketing de Produtos Medicos. Foi preciso que o professor intervisse a madame e pedisse pra galera calar a boca. Feio demais. E outra, eles nao fazem perguntas, parecem robos assistindo a aula. E aquele mito de chegar atrasado é meio mentira, tem gente que chega atrasado sim, nao tãããããão atrasados como nos, mas chegam sim. E se voce chega pra aula muito atrasado provavelmente o professor vai dar um sabao na frente de todos, coisa que ja aconteceu comigo. Outra, sair pra ir ao banheiro sem pedir autorização é tido como falta de educação.

Me senti um pouco deslocado na faculdade, IMG_0644as pessoas nao foram nem um pouco acolhedoras comigo, tive dificuldade de fazer amizades, alias, na faculdade mesmo so tenho amigos de origens nao-francesas. Com exceção das secretarias do ISTIL, principalmente Catherine, que sempre foram muito gentis comigo. Até que eu tinha uma amiga francesa na facul, mas por razões que até hoje nao consigo entender, ela nao fala comigo mais. Acredito que tenha sido alguma das minhas piadas que sempre faço com amigas do Brasil, acho que ela se ofendeu. Motivos culturais! Je m’en fous! A galera aqui na faculdade tem um poder aquisitivo bem elevado e, por consequencia, tem o nariz BEM empinado. Mesmo sabendo que sou da sala deles, a maioria passa do meu lado, fecha a cara ou olha pro lado.

Sobre a qualidade dos cursos eu achei razoavel, nada muito alem da Universidade Federal de Uberlandia. Nao é péssima, mas nao superou minhas expectativas, afinal de contas, estamos na França! Mas é bom saber que a minha universidade IMG_0641nao esta pra tras comparando com outras internacionais. Bem, nao quero fazer esse post para criticar a faculdade daqui e valorizar a minha, nao é esse o intuito.

A estrutura da faculdade é algo admiravel, banheiros sempre limpos, salas de aula com cadeiras novas, predio dedicado com somente salas de IMG_0640computadores e impressoras para uso livre – leia-se de graça – aos estudantes, biblioteca fenomenal, campo de futebol, quadras de tenis, predios com salas de dança, quadra de basquete, futebol de salao e piscinas e cinco estações de tramway dentro do campus. A arquitetura do campus é recente e nao chama muito a atenção, em contra partida, a Université Lyon 3 e também Université Lyon 2 possuem prédios liIMG_9763ndos e que valem uma visita.

Aconselho a não pegar tantas materias, pois o françês de fato é um fator que pesa bastante. Ler um texto cientifico na lingua materna é uma coisa… ler em françês é outra!

 

Um pouco do campus em si.

MONT1

1 thoghts:

rodandopelomundo said...

Olá Vinicius, beleza?
Antes de mais nada obrigado pelo comentário no meu blog, achei bem legal!

Quanto aos franceses antipáticos, acho que não é novidade... é um povo muito fechado e esse lance de fazer amizade com outros imigrantes rola na maioria dos países.. pessoas que enfrentam as mesmas dificuldades geralmente se unem para darem força uns aos outros..

Acho bem legal teu trabalho aqui no blog e vou passar sempre que puder! Espero que faça o mesmo no RPM!

Abração e bom domingão,
Michel
www.rodandopelomundo.com