Dec 29, 2010

Londres

Londres foi a primeira cidade de um pequeno mochilão que fizemos pela Europa. Estava outono ainda, mas mesmo assim eu decidi não passar frio como em Genebra. Levei MUITA roupa anti-frio: ceroulas, segunda pele, meias grossas e 2 manteaux.

imag1

Chegando no aeroporto fomos direto ao departamento de imigração, é meio chato, pois ele irão perguntar o que voce esta fazendo em Londres, quantos dias ira ficar, onde, etc. Passando por isso estavamos em Londres, baby. Primeira surpresa, o aeroporto de Gatwick é longe pra C%*”&@#!!!

A passagem para Victoria foi 11 pounds. Ou seja, prepare-se Londres também é uma cidade cara.

 

imag2

 

Depois do desembarque tive que separar dos meus amigos pois ficamos hospedados em locais diferentes. Graças a Deus, tive a sorte de me hospedar na casa de uma amiga que me deu as chaves da casa. Eu saia para turistar, ia ao supermercado, tudo sozinho, tive a oportunidade de viver como um habitante de Londres por uma semana. MUITO LEGAL!

A primeira impressão de Londres foi de uma cidade meio caotica. Carros de policia passando em alta velocidade, bastante trafego,  pessoas “mal encaradas” e carros tunados. Me lembrou um pouco Sao Paulo. Quando sai da estaçao Dalston Kingsland uns malas me encararam e ai foi a primeira vez que eu pensei. Caralho, fudeu! Mas nothing happened, thank God.

O fato dos carros serem invertidos no inicio me pareceu engracado e me arrancou risadas. O metro é bastante velho, tem um formato arredondado, o qual pessoas altas nao conseguem ficar proximas da porta pois nao cabem. Em compensacao eles sao gigantes em extensao e se deslocam em alta velocidade. Nas estacoes de metro enquanto aguardava, eu ouvia Stairway To Heaven do Led Zeppelin. Alem disso, vi outra coisa diferente: propaganda de jogas de PlayStation 3.

O primeiro dia de turismo na verdade foi feito de noite, pois cheguei a tarde e atééééé me alojar, comer e etc, ja era a noite. E digo que toda a roupa que levei não foi em vão, pois fazia 0°C com vento frio!

 

imag3

 

No dia seguinte acordei cedinho e fui turistar. Destino: British Museum. Dessa vez não peguei underground pois queria apreciar a cidade, estava um dia lindo. De cara, entrando imag4no onibus (tipico de Londres, claro que sentei no segundo andar na primeira cadeira) vejo um prédio famoso que ate hoje eu não sei o nome.

Obs.: Para ver as fotos em tamanho maior, basta clicar na foto.

Dica pra você que esta indo para Londres, pegue um onibus e deixe-se perder pela cidade. Aprecie a arquitetura, que pra mim é a cidade mais bela e charmosa que visitei.

imag7

 

Londres possui um otimo sistema de transporte, alem disso, tem as bicicletas publicas, assim como Lyon (Vélo’V). So nao recomendo voce turista feliz se embarcar nesse esquema pois là as vias sao invertidas. Entao, se voce nao quiser ter dor de cabeça, use o sistema convencional.

imag5

 

 

 

 

Eis que eu chego no British Museum. Oxii! Eita museu grande esse! Fiquei apreciando as obras por umas 3 horas! Dà pra ficar mais tempo fàcil. Na saida fui pedir para uma senhora tirar uma foto de mim com fundo do museu. Pedi um ingles, ela disse que nao falava. Entao perguntei se ela falava frances, ela disse que um pouco, e disse tambem que falava portugues. Brasileira! Somos praga!

 

imag6

 

A cidade tem uma atmosfera muito agradavel, é arborizada e por mais que ela seja uma cidade grande (a maior da Europa) é muito organizada: transito, sinalizacao, onibus, metro, etc.

Uma coisa que acho fantastico aqui na Europa é a decoração que fazem nas lojas. Aqui tem muita loja bunitinha, bem decorada, bem pensada, feita com cuidado.  Os restaurantes então?! Poxa, cada um mais delicado que o outro. E isso é em todo lugar, não somente em Londres, da prazer de entrar e ficar la dentro.imag8

Depois do British Museum fui andando para o National Gallery. Outra dica, ande o maximp que puder entre os locais onde quer visitar, voce vera coisa surpreendentes. Por exemplo, no caminho ao National Gallery, dei de cara com o London Hippodrome, um teatro construido em 1384.

A National Gallery é bem legal, mas ali so tem obras de arte. Diferente do British Museum que possui peças da antiguidade. Um fato inusitado foi que ao sair da galeria um helicoptero pousou em frente, na Trafalgar Square. Não sei o que aconteceu exatamente, mas ficou parecendo coisa de filme.

 

imag9

Andando mais um pouco tive o primeiro contato com o Big Bang. Foi bastante inesperado, pois não tinho programado de visita-lo naquele dia. Bem, de qualquer forma apreciei feito uma criança. Eh emocionante, lindo demais.

A proxima parada era o St Jeane Park, que nao fica muito longe. Também tive a sorte que no caminho vi a troca de guarda no House Guards Parade.

imag10

 

Em seguida, fui em direcao ao parque para comer o lanche que tinha levado. Dica: compre em algum supermercado, pao, presunto, mussarela e algo para beber. Com certeza ira ficar mais barato que comer no McDonald’s ou num restaurante. La eu sentei em frente a uma lagoa a qual eu fiquei apreciando por muito tempo. Enquanto isso, um esquilo espertinho subiu no banco onde eu estava sentado e tentou roubar minha comida! No Brasil são os macacos que aprontam essas coisas. Eles estão em montes, é so jogar migalhas de pao que se aproximam docilmente.

imag11

 

Também estava cheio de cisnes e patos, muito bunitinhos porem chatinhos. Imploravam por comida.

Apos a refeição, visitei o Buckingham Palace, um predio elegante e imponente. No entanto o parque que fica do lado é mais bonito que o proprio palacio.

Mudei um pouco os meus planos e fui procurar o Big Ben. Queria ver aquela beldade naquele dia mesmo. Fui aproveitar a luz do sol que ainda restava no céu para tirar umas fotos.

imag12Essa viagem, ao contrario (extremo) de Genebra eu nao tinha ninguem comigo. Foi a oportunidade de ver como é viajar sozinho. Acho que isso é uma coisa muito pessoal… Conheço pessoas que adoram. Bem, acredito que tem varios pontos positivos em viajar sozinho. Voce vai pra onde quiser, na hora que quiser, no seu ritmo.

So que pra mim faltou mto a questao “compartilhar”. Principalmente em Londres, onde tem muito o que ver, aprender, apreciar e saborear juntos. Digo que me faltou companhia. Bateu uma saudade e uma vontade enorme de trazer a minha familia e todos os meus amigos para curtir aquele momento comigo.

imag13

Voltando para casa me lembrei da estação de trem em que o Harry Potter ia para Hogwarts. Fica naimag14 Kings Cross Station entre a plataforma 4 e 5. Ja faz um tempo em que esta em reforma, nao deu pra curtir muito da beleza da estacao.

No outro dia fui conhecer o parlamento. Aquele famoso predio que fica do ladinho do Big Ben. Quando fui nao peguei fila nenhuma, foi bem rapido. Acho que vale ir pra prestigiar a arquitetura, as pinturas e esculturas que eles tem la dentro. Pena que nao é permitido tirar fotos na parte interna.

 

Saindo do parlamento fui direto para a Westminster Abbey.

abbey

Quando vi que tinha que pagar dei meia volta e entrei na capela do lado da Abbey. Estava acontecendo o ensaio de um coral, achei que valia a pena ficar um tempo ali.

 

 

 

 

A proxima atracao foi o Imperial War Museum. Parada obrigatoria para aqueles interessados pelo assunto.

Eu estou longe de ser um expert em guerra, mas isso sempre mecheu comigo. E com certeza nao me arrependo de ter “perdido” 1 hora de transporte publico ate chegar no museu. Pude ver carcaças de bombas atomicas, misseis, carros de batalha usados na segunda guerra, carros vitimas de atentados terroristas, etc. Esse museu tem salas para viver “experiencias” de guerra. Por exemplo, la voce pode sentir o drama de estar dentro de uma trincheira, ou sob o ataque de avioes, atraves de cenarios MUITO bem feitos, efeitos de luzes, bonecos que parecem humanos e otima reproducao de audio.

imag15

 

Saindo de là fui encontar as meninas para darmos uma volta na imag16famosa rua dos Beatles: Abbey Road. Sinceramente, nao tem nada de mais. Ao menos que voce seja um beatlemaniaco, ou esteja afim de ver as casas mais caras de Londres, de 10 milhoes de euros. Por sinal, aproveitamos para conhecer a casa do Paul McCartney.

A noite estive na Piccadilly Circus, uma praça que lembra muito aquele estilo norte americano de ser. Cheio de propaganda, muita luz, carros, buzinas, dinheiro. Ali naquela regiao estao concentradas as maiores lojas de roupa de marca e tambem a querida Apple Store.

imag17

Voltei pra casa, passei no Supermercado Sainsbury e comprei 2 pounds de Muffins, um docinho DELICIOSO que os ingleses comem bastante.

No outro dia, acordei empolgado e fui direto para a Paddington Station pegar o trem e ir ao Windsor Castle. La é o local onde a familia real inglesa mora. Tem uma arquitetura medial é simplesmente maravilhoso. Eh voltar no passado em 600 anos. Passeio nota 1000 em Londres. Recomendo!

imag18

 

O castelo de Windsor foi na parte da manhã, a tarde estive na London Tower.

Outro passeio NOTA 1000! Vale a pena pagar o Audio-Guide. Lah dentro voce ira entender toda a historia de Londres. E tera a oportunidade de ver as joias reais, armaduras de Henrique VIII, armas de tortura e etc.

imag19

Do ladinho da London Tower, esta a London Bridge:

Os outros dias que estive em Londres foi para visitar o Science Museum e Natural History Museum, duas atraçoes hiper interessantes. Sao museus enormes, e bem proximos, entao reserve no minimo 1 dia para os dois.

Recomendo 1 dia para cada.

imag20

Na ultima noite, estive na Leicester Square pra sentir um pouco de sua vida noturna. E tambem num bar que esta aberto a 400 anos.

Nao tenho palavras para descrever o quao significativo foi viajar para Londres. Com certeza ela ocupa o numero 1 da minha lista Top 10 de viagens.

0 thoghts: