Dec 30, 2010

Amsterdã

Chegar em Amsterdã (Holanda) me custou caro. Em Londres perdi o voo pois achei que o aeroporto o qual eu embarcaria para Amsterdã fosse o mesmo que tinha chegado. Cheguei pelo Gatwick Airport e sai para o Luton Airport. Se voce sempre quis saber quanto se paga para pegar o proximo voo, informo: £43. Isso é quarenta e tres pounds, moeda inglesa mais forte que o euro (€). No voo de Londres para Amsterdã conheci um amsterdandino… amsterdanense… amsternoso…  Sei là, conheci um cara que nasceu em Amsterdã muito bacana. Viemos conversando sobre a cidade. Me disse sobre os principais pontos turisticos, me alertou quanto aos Coffe ShopsIMG_0378[1] (locais onde é autorizado o uso de drogas) e tambem sobre o Red Light District. Alerta: se voce nunca usou drogas na vida e là sera a primeira vez, va com calma pois a pureza da droga vendida é bem alta, ja que é o governo que regulariza o comercio.

Desembarquei e ja pensei, caramba esse idioma é bizarro. As placas todas em Dutsch, o idioma falado (holandes). O rapaz que conheci no aviao me ajudou a comprar um ticket na maquina. Todos os guiches da companhia de transporte estavam fechados, ja era umas 22:00. Ele foi tao gentil que pagou pra mim o ticket, eu nao tinha moedas.

imag1

Obs.: Clique na foto para ampliar

Uma dica de viagem que posso dar é baixar aplicativos de turismo no seu celular. De Amsterdã tinha os principais pontos, mapas, supermercados. Entao foi facil de achar o albergue, que se situava no centrão da cidade. A localização era otima, mas a qualidade zero. Recepcionistas mal-educados, ratinho nas escadas, cheiro fortissimo de maconha no corredor, e quando entrei no quarto nao tinha como andar de frente (normal), era preciso andar de lado.

A primeira impressao da cidade foi pessima. Senti uma clima pesado, talvez em razao das drogas liberadas, consequentemente um cheiro forte. Deixei as coisas no albergue e desci para dar uma volta na cidade. Conheci a rua principal da cidade. Alias, Amsterdã é uma cidade pequena, e da para fazer todos os passeios a pé. Ficamos 3 dias e nao usamos se quer nenhum transporte publico.

Encontrei com Geraldo e fomos passear no Red Light District, o famoso lugar onde as prostitutas trabalham legalmente, com carteira de trabalho assinada e tudo mais. Eh uma sensacao muito engraçada, ver as “garotas” te olhando e te chamando para entrar nas cabines.

imag2

Là se encontra de todos os tipos de mulheres:

      • negras
      • asiaticas
      • gordas
      • velhas
      • nerds
      • enfermeiras
      • policiais

Tem para todos os gostos. Nao tem como nao dar umas risadas. Voce talvez queira saber quanto custa: 50€ em media. Nao, eu nao “usei” o servico pois achei muito nojento a parada.

No dia seguinte, Giácomo, um grande amigo chega de Portugal para se inteirar a nos e fazer o mochilao juntos. Foi emocionante reve-lo. Era como se eu tivesse com minha familia, uma sensacao de porto seguro.

Apos deixar as malas do Gigi no albergue, partimos direto para um supermercado fazer compras para comer alguma coisa no cafe da manha, pois no albergue nao tinha café.

A Holanda é um pais onde as pessoas falam muito bem ingles, qualquer duvida nao exite em pedir ajuda. No entanto, achei as pessoas MUITO mal-educadas, desde a recepcionistas do hotel, ate os caixas dos supermercados. Todos as experiencias que tive me fizeram ter uma pessima impressao das pessoas.

Depois de comer, turistar!

 

imag9

 

Fomos andar a toa pela cidade. A partir de entao, a visao de Amsterdã começou a mudar e percebi uma cidade charmosa, estiimag3losa e muito delicada. A cidade possui algumas ruas bastante estreitas, parecendo cenario de filme.

A primeira atracao turistica que visitamos foi a Anne Frank’s House. A casa de uma garota judia cuja familia se escondia durante a segunda guerra. Eh um passeio fantastico, so que nao tem audio nem escritos em portugues. Em seguida, partimos para o Van Gogh Museum, ou o  Resistance Museum. No imag10entanto, ambos estavam fechados.

Para nao perder a viagem, aproveitamos para tirar umas fotos no I Am Amsterdan.

 

O tempo estava pessimo. Chovia e ventava bastante. imag4Queriamos um lugar mais quente para ficar, e decidimos ir para, nada mais nada menos que o SEX MUSEUM. Nao tem lugar mais quente para visitar, nao é?!

 

Esse museu vai mudar sua visao de sexo, com certeza. Vale a pena ir, é muito engraçado.

imag5

Saindo do Sex Museum, fomos as lojas de souvenirs que ficam do lado. Tem muita coisa legal.

O Giacomo como ainda nao conhecia o Red Light District, fez questao de ir.

Dessa vez conhecemos dois brasileiros de Goiania, dois meninos de 16 anos que estavam gastando o dinheiro do seus paitrocinadores com mulherada.

No albergue, quando chegamos, conhecemos 3 garotas gregas que estudavam em Strasbourg.

Elas faziam mochilao tambem. Tres pessoas muito simpaticas que nos convidaram para passear no dia seguinte. Fomos juntos andar e visitar o Van Gogh Museum.

Eu particularmente detestei o museu. Nao gosto do tipo de pintura que Van Gogh faz. Sorte que no dia que visitamos tinha uma exposicao de um artista desconhecido que valeu pela entrada. Aqueles quadros sim eram muito bem feitos.

Saindo do museu do cara sem orelha, aproveitamos para tirar algumas foto num canal.

imag6

Logo apos a sessao fotografica, seguimos para o Torture Museum, isso mesmo, museu da tortura. Là eu percebi o quanto o homem é criativo para inventar formas de torturar o outro. Eh um otimo passeio se voce tem um bom estomago. O que mais me chamou a atencao foi o aparelho onde a pessoa senta na ponta de uma piramide. Tem outro bizarro onde a pessoa fica de cabeça para baixo e eles cortam a pessoa no meio com uma cerra. Enfim, la exibe infinitas formas de como acabar com a raça de alguem.

imag7

Saindo do museu, fomos para uma praça onde tem um obelisco, no centro da cidade. Là conheci uma garota linda que falava sobre Deus. Me perguntou como era a minha visao de Deus, como eu orava, etc. Conversamos por uns 10 minutos, sendo que no final oramos juntos. Foi uma experiencia super diferente e inesquecivel.

Jà no outro dia era hora de partir. Pegamos o trem com destino a Bruxelas que passava pelo aeroporto de Amsterdã. De repente o trem para, não tem aviso de nada. Eh hora de descer?! Sim! Pegamos nossas tralhas e descemos (pois o trem é de 2 andares). Chegando na porta ela fecha. Sim, perdemos a estacao de aeroporto. Foi tudo muito rapido, sem aviso nenhum. Meio bagunçado. O pior é que o trem ia parar em Bruxelas, e a proxima estacao apos o aeroporto demorava 30 minutos, ou seja, 1 hora ida-volta. Là estava eu ja conformado em pegar o proximo aviao com destino a Milão.

Sorte nossa que deu tempo de chegar no horario previsto de checkin. Embarcamos debaixo de chuva.

Amsterdã é uma cidade pequena, linda, limpa e extramemente diferente no quesito drogas e sexo. Vale a pena conhecer, com certeza.

 

imag8

4 thoghts:

nika fadul. said...

Onde mais a duplinha ia se encontrar né! Aposto que o Gigi quis trabalhar na Red Light District hahahahha

Unknown said...

ele quase conseguiu um estagio numa casa de...
Ele iria consertar os vibradores que estragam com frequencia.

Unknown said...

Oi Vini, "achei" por acaso o seu blog na net e ele já está nos meus Favoritos. Achei muito bacana, adorei as fotos, são lindas. As montagems que vc faz então.... vc usa algum programa específico??? Gostei muito delass, se for, se importa de me indicar???
Abraço. E parabéns pelo belo trabalho.

Unknown said...

Oi Mariana! Fico feliz demais em saber que vc gostou do blog.
Nao tenho nenhum dom para escrever mas gosto de contar algumas de minhas peripecias de viagens.

Obrigado pelos elogios quanto as fotos, ainda estou aprendendo a fazer boas fotos. Coisa que nem sempre eh possivel.

As fotos eu edito no ADOBE PHOTOSHOP LIGHTROOM, um otimp programa para fotografos, tanto amadores quanto para profissionais. Ele eh MUITO mais simples de trabalhar do que o Photoshop convencial
Depois faço as montagens no Photoscape, um software SUPER simples que permite fazer milhoes de coisas.

=)
Se voce depois tiver um tempinho, entre na galeria do Flickr:

http://flickr.com/vini-one

Abracos